terça-feira, 6 de março de 2012

Por dentro da Esmod Paris


Esse é o post mais atrasado da história do blog, quase dois meses de aula e só agora consegui sentar e escrever sobre a Esmod em Paris, escola que estou fazendo meu curso de pós graduação executiva em negócios de moda. O porque dessa demora tem muito (quase tudo!) a ver com meus estudos, pois estou sempre na correria com os (muitos!) trabalhos e atividades propostas.

A ESMOD (l'Ecole Supérieure des Arts et techniques de la Mode) tem 170 anos de existência, isso porque foi a primeira escola de moda que se estabeleceu na França, em 1841. Hoje são 23 unidades espalhadas por 15 países, incluindo o Brasil (em São Paulo), e oferece tanto cursos de graduação como de pós graduação.

Aqui em Paris  são duas unidades, uma que concentra os cursos de graduação e pós graduação em design e outra com os cursos voltados para negócios de moda.

Unidade Rue de la Rochefocault


O prédio na Rue de la Rochefocauld (9éme) abriga os cursos de graduação e pós graduação em design. É a maior (e mais bonita) unidade, num  prédio histórico que possui 2.800 m2.

Onde estudo, na Rue de Clery (2éme), é chamado de ISEM por concentrar todos os cursos de marketing e negócios da moda. O prédio de  1.500 m2 é localizado no chamado distrito fashion de Paris por concentrar diversas lojas de tecidos e marcas famosas.

Uma das salas da escola, onde os alunos de design criam suas coleções.


Mas muita gente me pergunta, como é o curso? Tenho aula de segunda a sexta, das 9h às 16h30 com uma hora de pausa para o almoço. A carga horária é bem puxada e, além disso, temos muitos trabalhos para fazer fora do horário de aula (entenda-se após as 16h30 ou nos finais de semana). Mas, por incrível que pareça, sempre dá tempo de tudo e a quantidade de coisas que aprendo é impressionante.... um mar de conteúdo novo e interessante para absorver!

As matérias são divididas em dois blocos: negócios e design. Dentro de negócios estão marketing, administração, merchandising, compras, importação, etc. Já nas matérias mais focadas em moda encontramos tecidos, mercado de moda, história da moda, photoshop e illustrator, produtos de moda, acessórios, etc. Além disso, todos as alunas (sim, somos em 20 mulheres!!!) da minha sala trabalham em conjunto com um designer do grupo de pós graduação em design, no qual somos responsáveis por elaborar todo o plano de negócio para lançamento da coleção que eles estão criando.


Painel de tendências, uma das atividades que fazemos quando visitamos feiras


As aulas se iniciaram no início de janeiro e vão até o fim de junho. A partir dessa data, temos a tarefa de encontrar um estágio de, no mínimo, 4 meses e, no máximo, 6 meses. Espero que até lá meu francês esteja melhor e me ajude a achar algo bem interessante! 


3 comentários:

Orsalia💋💎🇬🇷 disse...

Oi! Tudo bem? Eu sou do Brazil tbm, quero ser estilista... Você saberia me dizer quanto custa em média o curso?

Unknown disse...

olá, também gostaria de saber o preço em média.

Laura Machado disse...

O preço anual em média para estudar na ESMOD é 35 mil reais, graduação por 45 mil reais.