segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tudo é arte em Inhotim

Feriado é bom, o problema é que sempre passa muito rápido, não é? O meu foi uma delícia, peguei um vôo para Belo Horizonte e, além de curtir a cidade, ainda conseguimos conhecer Ouro Preto e Inhotim. Todo mundo me falava que eu ia amar Inhotim e...... estavam todos certos!!!! :)


Inhotim é um Instituto de Arte Contemporânea que fica na cidade de Brumadinho, a 60Km de Belo Horizonte. Foi criado em 2002 e hoje é um enorme parque que contém várias galerias e esculturas de renomados artistas plásticos. Tudo isso em meio a lindos jardins assinados por Roberto Burle Marx.
É diferente de tudo que eu já havia visto e não perde em nada (até ganha!) para museus europeus. Pela descrição do local — um jardim de esculturas, um museu dentro de um parque — você pode até achar que já viu isso antes mas, a dimensão do lugar e a relação das obras com o espaço, fazem da visita a Inhotim uma experiência única e imperdível!

De todas as galerias que visitamos (e foram muitas), minhas favoritas foram a Galeria Fonte, no qual se escuta um coral vindo da união de vozes únicas saídas de caixas de som, a casa toda vermelha de Cildo Meireles, os azulejos de Adriana Varejão e Valeska Soares, que transporta o visitante para uma mágico salão de baile. E não deixe também de conhecer os fuscas coloridos de Jarbas Lopes. 



A região é tão bacana que se torna um ótimo programa mesmo para quem não entende nada de arte. É um verdadeiro parque temático de arte contemporânea, que impacta crianças e adultos, quase que uma mini Disney das artes rs.

Se quiser aproveitar tudo que o parque oferece, vale chegar cedo e passar o dia todo por lá. Aproveite para almoçar em um dos vários restaurantes que ficam dentro do parque como o Tamboril, Oiticica, Bar do Ganso, etc. Comi no Oiticica que é um excelente self-service, escolhemos esse pois queríamos ganhar tempo já que chegamos uma pouco tarde.

Inhotim abre de quarta a sexta das 9h30 às 16h30 e sábado, domingo e feriados das 9h30 às 17h30. O ingresso no local custa R$ 28 e dá também para comprar online (acesse AQUI). Para quem não quiser fazer tudo a pé, existe a opção de pagar R$ 20 para que as jardineiras elétricas o levem até as áreas mais distantes. 

Fui com expectativas super altas e... todas foram superadas! Recomendo a visita! :)

Nenhum comentário: