segunda-feira, 7 de março de 2016

Mama Shelter Paris: hotel, bar e restaurante



O Mama Shelter é um hotel-boutique inaugurado em setembro de 2009 com a intenção de revitalizar o "East Paris", a região do 20ème, a última das arrondissements, pertinho do cemitério Père-Lachaise (onde estão os túmulos de Oscar Wilde, Jim Morrison, entre outros).  Com o objetivo de atrair fashionistas, celebridades e turistas para a região, o projeto é assinado por Philippe Starck, famoso designer francês,  conhecido mundialmente pelo seu estilo leve e contemporâneo, tanto pela forma como pelos materiais que emprega em suas criações.
Recepção



Mama Shelter é mais que um hotel, é  também restaurante, bar, sala de concerto, pizzaria e rooftop no verão. Se não quiser se hospedar por lá, não deixe de reservar uma mesa no bar numa sexta ou sábado a noite (a reserva é importante, lota!) ou de degustar o concorrido brunch de domingo. 
Desde sua inauguração já passaram pelos seus corredores personalidades como Madonna, Paris Hilton, Snoop Dogg e 50 Cent. Imagina a cena: você tomando um vinho e comendo um pizza e de repente esbarra em alguém, ao pedir desculpa é ninguém menos que um dos nomes de peso citados acima. Nada mal né?
Bar

Por toda a descrição e pompa ele parece ser super caro e fora de cogitação certo? Errado!! A diária de um quarto duplo sai em torno de 140 euros e o café da manhã custa 16 euros. 
Não tem previsão de ir para Paris? Não tem problema,  hoje, além de um novo conceito, o Mama Shelter é uma cadeia de hotéis instalados em diversas cidades como Bordeaux  Lyon, Marseille, Istanbul e Los Angeles.
Quarto

Ah, vale conhecer os produtos da  Mama Shop, a lojinha com a marca Mama Shelter que inclui presentes, cosmésticos, artigos de decoração, roupas e acessórios. Acesse AQUI
Mama Shelter Paris
109 Rue de Bagnolet, 75020 Paris, França
Faça a sua reserva AQUI

quinta-feira, 3 de março de 2016

Como sobreviver em Paris



Calma, Paris está bem longe de ser uma selva ou qualquer lugar de difícil sobrevivência mas, depois de ter morado um ano lá, aprendi algumas regras culturais que facilitam (muito!) o relacionamento com os parisienses e até a conseguir o que você precisa sem passar vergonha ou levar alguma bronca (que eles dão sem pudor! hahah).

:: Sim, eles falam inglês ::
Aquela antiga lenda que francês não fala inglês é mentira. Na maioria dos restaurantes, bares, hotéis, metrô, lojas e pontos turísticos eles vão sim saber te atender em inglês. Mas, para garantir uma maior simpatia, sempre aprenda uma frase em francês para começar o assunto.  A mais prática e que irá te ajudar é: "Je ne parle pas français. Parlez-vous anglais ? (Eu não falo francês, você fala inglês?). "

:: Qual mesa sentar num restaurante ::
Nunca entre num restaurante e já dirija-se a alguma mesa. Você deverá esperar até ser atendido pelo garçom que irá mostrar onde você irá sentar-se. Eles não consideram educado já entrar no local e escolher um lugar, é mais ou menos como se entrássemos na casa de alguém, temos que esperar que o "anfitrião" dê as coordenadas.

:: Escada Rolante ::
Sempre fique no lado direito da escada se você for subir num degrau e esperar ser levado até o fim da escada. O lado esquerdo é para aqueles que querem subir como uma escada normal e eles ficam bem bravos se alguém travar esse caminho. Regra simples: se for ficar parado fique do lado direito, se for andar fique do lado esquerdo.


:: Sair com um francês::
Os franceses geralmente marcam com você diretamente num bar e/ou restaurante ou numa saída de metrô próximo ao local para irem juntos (como o metrô é o transporte oficial da cidade, isso é pra lá de comum). O convite normalmente é para tomar um vinho e eles costumam pagar pela conta. Se durante todo o encontro ele nem relar em você não fique frustada, é porque não é comum tentar beijar ou segurar a mão em público. Eles vão esperar te levar até a porta de casa e/ou até o metrô para dar um beijo de despedida. Os franceses são muito diretos, não costumam fazer muito jogo, se querem dizem, se não gostam também falam. Tudo bem mais simples e direto... E ah, eles não fedem tá?Rs

:: Horários::
Os franceses não são assim tão precisos como os ingleses quando se trata de horário, mas eles não costumam atrasar mais que 15 minutos. Quando se trata de trem, reserva de restaurante ou shows e espetáculos, não arrisque, chegue no horário ou uns 15 minutos antes para garantir.

:: Provar uma peça na loja::
Nunca experiente alguma peça sem pedir. As únicas exceções são as grandes lojas como Zara, H&M, Uniqlo, etc que não contam com um papel específico de vendedor. Nas demais, sempre peça para provar, mesmo que seja um pequeno acessório e não precise ir até o provador.



:: Metrô::
Não se espante se encontrar com alguém no metrô transportando uma cadeira, uma porta, ou qualquer item que você nunca imaginou ver fazendo uma viagem nesse meio de transporte. Como o metro é o transporte oficial, os franceses usam para tudo, até para mudanças. Além disso, vale destacar algumas regrinhas simples de convivência:
- Por mais cheio que esteja, tente não esbarrar, encostar ou ficar batendo sua mochila, mala ou pasta em alguém;
- Se for entrar no metrô sempre espere as pessoas saírem antes;
- Algumas linhas têm vagões antigos e as portas não abrem sozinha, é preciso acionar a alavanca na porta;
- As francesas fazem a sobrancelha, a unha e até se maquiam no vagão, é normal; 
- Evite ficar conversando muito alto no celular;
- O que a maioria dos franceses faz? Lê, seja um livro, um jornal ou uma revista;
- Os vagões que possuem assentos modulares, ou seja, aqueles que levantam e abaixam, devem ser usados com atenção: apenas abaixe o assento se o trem estiver vazio, se estiver cheio nem pense nessa opção.

:: Gorjetas::
Na maioria dos estabelecimentos parisienses a taxa de serviço já vem inclusa na conta, a taxa é de 15% e vem designada como ‘’service compris’’. Se você desejar deixar alguma quantia extra fique a vontade, até porque a taxa dos 15% é dividida entre todos os funcionários e qualquer valor que você deixe irá direto para o garçom que te atendeu. Outros lugares onde se pode dar gorjeta é nos táxis ou em hotéis e a quantidade não precisa ser muito alta, na maior parte da Europa se dão uns trocados, que varia de 0,50€ a 5€. 

Agora é só curtir tudo de melhor que a cidade tem a oferecer.....